Aceitamos Proger

Como evitar roubo de mercadorias

Imagine a seguinte situação: Você tem uma mercadoria guardada no seu estoque e quando vai vendê-la percebe que a caixa foi aberta e o produto que estava lá dentro sumiu…

É uma situação que pode acontecer em qualquer empresa, provavelmente você já ouviu falar de algum caso parecido… Quando é necessário guardar uma mercadoria ou proteger algum objeto para transportá-lo para outro local, normalmente, o que você faz? Coloca ele dentro de uma caixa e a fecha usando fita adesiva, certo?


Caixa fechada normalmente

Furtos podem acontecer em qualquer etapa do processo de armazenagem e transporte da mercadoria, e podem ser cometidos por qualquer pessoa que tenha acesso a ela, seja um funcionário da própria empresa ou terceiro e ocorrem quando existe alguma vulnerabilidade na segurança ou no controle de mercadorias.

Como prevenir?

Para evitar esse tipo de problema é necessário analisar as fragilidades de segurança nos processos da empresa. Controlar o acesso de pessoas às áreas do estoque, implantar um sistema de monitoramento de vídeo, por exemplo, são ações que podem ser tomadas para impedir essas situações, porem essas ações tem um custo alto.

Contudo, ter e demonstrar um controle rígido de estoque é fundamental para desencorajar os mal-intencionados. O uso de fitas-lacre é uma excelente opção para evidenciar e inibir as tentativas de fraude, aumentando a segurança e reduzindo o prejuízo por esse tipo de conduta por um preço mais amigável.

O que é uma fita lacre?

Uma fita lacre é uma fita adesiva utilizada para lacrar algum objeto e garantir a inviolabilidade do mesmo.

No mercado existem opções de fitas adesivas com mensagens de segurança, mas isso não é totalmente seguro. Alguém pode abrir a caixa e fechá-la novamente sem que haja uma evidência de que ela foi violada, por isso a SSB Selos de Segurança do Brasil oferece um produto de alta tecnologia para tornar visível essa tentativa de fraude.

Fita lacre FLI Security com resíduo

As fitas-lacre SSB são exclusivas, elas não estão disponíveis para empresas comuns de conversão de etiquetas existentes no mercado.

Características da fita lacre SSB

Como essa tentativa de fraude pode se tornar visível? Simples, quando a fita-lacre SSB é removida do material onde foi aplicada, uma mensagem escondida se revela. Essa mensagem pode aparecer de duas maneiras, no material onde a fita foi aplicada ou na própria fita. Essa é a característica de transferência da fita e existem 3 opções de transferências disponíveis:

Transferência total:

Nesta fita-lacre SSB, o adesivo é totalmente transferido para a superfície onde a fita foi aplicada, a fita removida fica sem qualquer adesivo, o que faz com que a mesma não possa ser aplicada na superfície de onde foi removida novamente.
A evidência da remoção é feita de forma permanente, clara, evidente e instantânea.

Transferência parcial:

Nesta fita-lacre SSB, a mensagem escondida se transfere parcialmente entre a fita que foi removida e o resíduo, que fica aplicado na superfície onde a mesma foi aplicada.
A evidência da remoção é feita de forma permanente, clara, evidente e instantânea.

Sem transferência:

Nesta fita-lacre SSB, a mensagem escondida se revela instantaneamente quando a fita é removida, mas a mesma não deixa nenhum resíduo sobre a superfície de onde a mesma foi retirada.

Outras características

Por padrão as fitas-lacre SSB vêm com as seguintes mensagens escondidas: “void”, “void open”, “opened” ou “void security”, porém essa mensagem pode ser customizada a critério do cliente, como: “lacre rompido”, “fraude detectada”, “lacre violado”, “nome da empresa”, etc… E com as cores também. Existem as cores padrão (verde, vermelho, azul, branca, etc…), mas também é possível customizar segundo o padrão internacional Pantone, inclusive cores refletivas.

Falando em personalização, a fita-lacre SSB pode ser fornecida com diversas opções de impressão, como: Logo da empresa, numeração sequencial, código de barras, QR Code, etc…

Mais tecnologia

Além de tudo que já foi dito acima a Fita-lacre SSB tem uma tecnologia muito interessante…

Bandidos podem usar gás freon para congelar a fita e tentar retirá-la sem deixar vestígios da violação. Por isso a fita-lacre SSB pode ser fornecida com aditivo anti-freon. Além disso a fita lacre pode ser produzida com características resistentes ao calor, ou até mesmo que evidenciam o uso de líquidos na tentativa de fraude.

Dica interessante, não é mesmo?

Depois dessa dica você pode conhecer mais do produto e adquiri-lo na nossa loja virtual